sábado, 21 de setembro de 2024

O prejuízo das rebeliões 2 Samuel 15 V 17 A 21

 

                                                                                                  Pastor Mário Alberto Ceasar - Presidente da igreja Assembleia de deus em Atalanta /SC.

2 SAMUEL 15 V 17 AO 21 Tendo, pois, saído o rei com todo o povo a pé, pararam num lugar distante.18 E todos os seus servos iam a seu lado, como também todos os quereteus e todos os peleteus; e todos os giteus, seiscentos homens que vieram de Gate a pé, caminhavam diante do rei.19 Disse, pois, o rei a Itai, o giteu: Por que irias tu também conosco? Volta-te, e fica-te com o rei, porque és estrangeiro, e também desterrado de teu lugar.20 Ontem vieste, e te levaria eu hoje conosco a caminhar? Pois eu vou para onde puder ir; volta, pois, e torna a levar teus irmãos contigo, com beneficência e fidelidade.21 Respondeu, porém, Itai ao rei, e disse: Vive o SENHOR, e vive o rei meu senhor, que no lugar em que estiver o rei meu senhor, seja para morte seja para vida, aí certamente estará também o teu servidor.

  V 18 venceremos as rebeliões contra nós e a obra do senhor caminhando.

Muita coisa nos é revelado na caminhada – os caminheiros de Emaús...Lucas 24 v 13.

 

É no caminho que deus julgará isso ao nosso favor.

1.  As rebeliões enganam e fazem os simples pecar. V V11 E de Jerusalém foram com Absalão duzentos homens convidados, porém iam na sua simplicidade, porque nada sabiam daquele negócio.

2.  Em meio as rebeliões todos perdem.

3.  Absalon perdeu a vida.

4.  O rei ficou arrasado.

5.  Milhares de soldados foram mortos.

Nota: Evitemos qualquer resquício de rebelião família amigos e instituições.

 

A rebelião de Absalão tem a ver com as faltas de Davi.

1.  Davi enfraqueceu sua vida espiritual.

2.  Davi perdeu a visão do correto.

3.  Se deixando enganar pela própria concupiscência da carne.

4.  Davi foi conivente e culpado por não cumpri sua função em julgar corretamente o povo.

Uma estratégia do espirito de rebelião e manter as aparências e a bajulação.

1.  Em Davi vemos ainda apesar de suas falhas o uso da autoridade divina.

 

2.  O povo não o deixou ir à guerra.

 

3.  As estratégias dos rebeldes usurpadores de poder sempre terão um bosque pra se embrenharem onde morreram vergonhosamente.2 Samuel 18 v 8 7 E ali foi ferido o povo de Israel, diante dos servos de Davi; e naquele mesmo dia houve ali uma grande derrota de vinte mil. Porque ali se derramou a batalha sobre a face de toda aquela terra; e foram mais os do povo que o bosque consumiu do que os que a espada consumiu naquele dia.9 E Absalão se encontrou com os servos de Davi; e Absalão ia montado num mulo; e, entrando o mulo debaixo dos espessos ramos de um grande carvalho, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho, e ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que estava debaixo dele, passou adiante.

 

4.  As habilidades e estratégias dadas por deus aos seus servos sempre prevaleceram contra a inexperiência de quem quer que seja quando estes estiverem fora dos propósitos divinos.

 

Conclusão: Aa história aqui revela algo interessante...houve uma dura ofensiva da parte dos homens de Davi pra que os soldados de abalão se embrenhassem em um matagal e morressem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário