quinta-feira, 9 de outubro de 2025

O Trabalho como Expressão da Glória de Deus.

Pastor Mário Alberto Ceasar - Presidente da igreja Assembleia de deus em Atalanta sc.

João 5:17 Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando".

Introdução:

A frase de Jesus em João 5:17 — “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.

 

Aqui Jesus revela que o trabalho não é apenas uma atividade humana, mas uma realidade divina.

 

 

Deus, o Pai, arquitetou o plano da salvação; o Filho o executou com sua vida e morte; e o Espírito Santo o revelou aos homens.

 

Esse modelo celestial nos ensina que o trabalho é digno, necessário e espiritual, e que cada pessoa — grande ou pequena — tem uma parte a cumprir para participar da expansão do Reino.

 

O Plano da Salvação como Obra Divina.

Deus Pai trabalhou desde a criação, e sua obra culmina na salvação da humanidade, pois Ele "vivifica a quem quer" João 5:21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.

Jesus Cristo veio para realizar essa obra, enfrentando oposição e sofrimento, mas sempre seguindo o exemplo do Pai João 5:16,17 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

O Espírito Santo revela esse plano aos corações, guiando-nos na verdade e na missão. Esse trabalho divino é contínuo e cooperativo. Romanos 8:13,14 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

 

 

Assim como os anjos recebem ordens para nos guardar (Salmos 91:11), nós também somos chamados a trabalhar para Jesus, enfrentando conflitos e desafios, mas sempre com fé e coragem. Mateus 10:16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.  

 

O Nosso Trabalho no Reino: Dignidade, Luta e Recompensa

Trabalhamos e lutamos, e o Senhor luta conosco.

 

Nossa comemoração só tem sentido pelo envolvimento na obra.

 

 

O trabalho secular tem valor, mas o trabalho espiritual é eterno. Somos o investimento do Senhor.

 

Nosso trabalho é coletivo e intergeracional. João 4:35-38 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

 

A fé verdadeira gera movimento. Se sua fé nunca te causou conflito, talvez seja hora de rever seus conceitos. Jesus acalmou o mar para proteger o “ouro do Reino” — seus discípulos. Mesmo sem entender, eles estavam seguros. Não tenha medo, tenha fé!

 

Personagens que Trabalharam Duro pelo Reino

Esses personagens mostram que trabalhar para o Reino não anula a fragilidade humana; revela que a fidelidade é mais forte que o medo, a dúvida e a oposição.

João Batista: Homem frágil como nós, elogiado por Jesus como o maior entre os nascidos de mulher.

Sobre ele, o próprio Cristo afirmou: (Mateus 11:12) “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado por violência, e homens violentos o arrebatam”.

Ele manteve sua missão até o fim, mesmo enfrentando a morte violenta por sua pregação.

Elias: Homem semelhante a nós, "sujeito às mesmas paixões" conforme atesta Tiago

Ele orou com fé, enfrentou oposição de reis e profetas falsos, sofreu solidão e depressão, mas perseverou e foi sustentado por Deus. Tiago 5:17 “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orando, pediu que não chovesse; e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra".

Paulo: Trabalhou incansavelmente pela expansão do Evangelho enfrentou naufrágios, prisões, açoites e perseguições, e mesmo assim considerou sua vida um investimento para salvar muitos. 2 Coríntios 11:23-28 São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas.  

 

Pedro: Homem impulsivo que negou Cristo, foi restaurado e tornou-se pilar da igreja primitiva, enfrentando prisões e perseguições por amor ao Reino (Atos 5:40-42E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir. Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo seu nome. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.

Cada um assumiu sua parte e fez história para a glória de Deus, demonstrando que o Reino exige dedicação extrema e coragem.

 

Conclusão: Honra, Glória e Dignidade no Trabalho para Deus

A dignidade do trabalho está em sua capacidade de glorificar a Deus. Ele se une à nossa canção e ao nosso sofrimento (Isaías 61:3), transformando cinzas em glória, tristeza em alegria, angústia em louvor.

Trabalhar para o Reino é mais que uma missão — é uma honra. Somos chamados a seguir o exemplo do Pai, do Filho e do Espírito, e a fazer nossa parte com dedicação, fé e coragem.

 

Disposições Finais

Celebre suas vitórias com gratidão, mas lembre-se que elas vêm do trabalho e da graça.

Trabalhe com propósito, sabendo que o Reino é construído por mãos humanas guiadas por Deus.

Não se omita: o plano foi revelado, a obra está em andamento, e você é parte dela.

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” — Provérbios 16:3

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário